Egito diz que Novo Canal de Suez será inaugurado em 6 de agosto

  • Por Reuters
  • 13/06/2015 16h39
  • BlueSky
REUTERS/Mohamed Abd El Ghany Egito diz que Novo Canal de Suez será inaugurado em 6 de agosto

ISMAÍLIA, Egito (Reuters) – O Novo Canal de Suez vai ser inaugurado em 6 de agosto, disse a autoridade responsável pela supervisão do projeto, tido pelo presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, como poderoso símbolo do orgulho nacional e grande oportunidade de estimular a economia, cuja taxa de desemprego está em dois dígitos.

O Exército começou a trabalhar há 10 meses no canal de 8 bilhões de dólares, paralelo ao histórico canal de 145 anos já existente e parte de um planejamento mais amplo para impulsionar o comércio na rota mais rápida entre Europa e Ásia.

O Canal de Suez é fonte vital de divisas para o Egito, particularmente desde o levante de 2011, que afastou turistas e investimentos estrangeiros.

Mohab Mameesh, presidente do conselho e diretor-executivo da Autoridade do Canal de Suez, disse que o novo canal vai reduzir o tempo de navegação dos navios de 22 para 11 horas, sendo a via para navios do tipo mais rápida do mundo. Os canais novo e antigo são interligados por quatro pequenos acessos.

Os trabalhos de dragagem estão 85 por cento concluídos, com a retirada de 219,3 milhões de metros cúbicos de areia, de um total de 258 milhões de metros cúbicos a serem escavados, disse Mameesh, adicionado que o novo canal será totalmente segurado.

O canal atual rende ao Egito cerca de 5 bilhões de dólares ao ano. O novo canal, que vai permitir o tráfego de navios maiores em ambas as direções, deve aumentar a receita para 15 bilhões de dólares até 2023, de acordo com Mameesh.

(Por Ahmed Aboulenein)

  • BlueSky
  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.