EI decreta toque de recolher na cidade iraquiana de Mossul

  • Por Agencia EFE
  • 10/09/2014 09h23

Mossul (Iraque), 10 set (EFE).- O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) impôs um toque de recolher na cidade setentrional de Mossul, dominada por seus combatentes desde junho passado, após sofrer vários ataques na região, informou nesta quarta-feira à Agência Efe uma fonte de segurança.

Segundo a fonte, que preferiu não ser identificada, esta medida já foi aplicada nos últimos dois dias, embora tenha sido descumprida por grande parte dos cidadãos.

O EI divulgou um comunicado no início desta semana com o objetivo de decretar um toque de recolher de cinco horas na cidade, o qual começa a partir da meia-noite.

Esta medida de exceção foi adotada para evitar os ataques perpetrados por homens armados contra alguns jihadistas em Mossul, acrescentou a fonte de segurança.

Em meados de julho, algumas brigadas começaram a atuar contra o EI, reivindicando o assassinato de vários membros do grupo jihadista com o objetivo de expulsá-los da região.

Neste aspecto, a mais ativa nas últimas duas semanas é a chamada Brigadas de Mossul, que realizou vários ataques contra edifícios controlados pelos jihadistas.

A cidade de Mossul, a segunda maior do Iraque, foi tomada pelos jihadistas no último dia 10 de junho e, nos últimos dias, sofreu intensos ataques aéreos por parte das aviações iraquiana e americana, que buscam a libertação da zona das mãos do EI.

Os bombardeios da aviação iraquiana causaram hoje a morte de pelo menos quatro combatentes do grupo radical e deixaram outros três feridos no norte de Mossul.

O EI estabeleceu um “califado” nos territórios controlados entre o norte do Iraque e da Síria, impondo uma interpretação radical da lei islâmica. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.