Eleições parlamentares da Estônia têm participação recorde

  • Por Agencia EFE
  • 01/03/2015 13h51

Riga, 1 mar (EFE).- A participação nas eleições parlamentares estonianas deste domingo alcançou a taxa recorde de 56% às 16h local (12h, em Brasília), informou a comissão eleitoral nacional.

Os 547 colégios eleitorais, que abriram às 8h local (4h, em Brasília) devem fechar suas portas às 20h local (16h, em Brasília) e os resultados provisórios estarão disponíveis por volta de meia-noite.

A participação neste pleito quebrou o recorde histórico já ao meio-dia, quando 42,3% dos eleitores tinham depositado suas cédulas nas urnas.

Além disso, um total de 176.491 pessoas votaram através da internet para estas eleições parlamentares, ao redor de 19% dos estonianos com direito de voto.

O governante Partido Reformista da Estônia e o opositor Partido Centrista estão muito igualados nas pesquisas de intenções de voto, após uma campanha dominada pela economia e a crise da Ucrânia.

As últimas enquetes, divulgadas na sexta-feira, davam a vitória ao liberal Partido Reformista do atual primeiro-ministro Taavi Roivas, com 26,3% dos votos, seguido de perto pelo maior partido da oposição, o Partido Centrista, com 21,5% dos votos.

Em terceiro lugar ficaria, segundo a pesquisa, o Partido Social-Democrata, atual parceiro minoritário no Executivo de Roivas, com 19,4% das cédulas.

No entanto, outras enquetes que usaram métodos diferentes deram nos últimos dias a vitória ao Partida Centrista e outras três formações menores que têm sérias opções de superar os 5% mínimos para ter acesso ao Riigikogu (câmara Baixa e ocupar alguma de suas 101 cadeiras.

O que parece provável é que, independentemente de quem ganhe estas eleições, necessitará de um parceiro para formar um governo de coalizão estável. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.