Eleições parlamentares no Egito acontecerão em março e abril

  • Por Agencia EFE
  • 08/01/2015 17h29

Cairo, 8 jan (EFE).- O Egito realizará as eleições parlamentares em duas fases, a primeira delas nos dias 22 e 23 de março em 14 províncias, e a segunda em 26 e o 27 de abril nas outras 13, anunciou nesta quinta-feira uma fonte oficial.

O presidente da Comissão Eleitoral, Ayman Abbas, acrescentou que os egípcios residentes no exterior oriundos das províncias incluídas na primeira etapa poderão votar em 21 e 22 de março e os da segunda parte em 25 e 26 de abril.

A primeira etapa inclui as províncias de Guiza, Al Fayum, Beni Suef, Al Minia e Alexandria.

A segunda fase incluirá a aqueles procedentes do Cairo, Al Ismailiya, Suez e o norte e sul da Península do Sinai, entre outras províncias.

Em cada etapa será dada a possibilidade de repetir o pleito caso seja necessário, por faltas da maioria, recursos ou por outros motivos.

No primeiro caso, a repetição está prevista para 1 e 2 de abril. Na segunda fase, dias 6 e 7 de maio.

O presidente da Comissão Eleitoral disse que sua equipe preparou uma importante legislação para as eleições, que regula a propaganda da campanha eleitoral e a observação do pleito, entre outros aspectos. 16 mil juízes já estão preparados para supervisionar as eleições.

Após a aprovação da nova Constituição por referendo há quase um ano e a eleição em maio de Abdul Fatah al Sisi como novo presidente do país, as legislativas fecham o roteiro proposto pelo exército após o golpe militar de 3 de julho de 2013 que derrubou o então presidente, o islamita Mohammed Mursi. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.