Em ato no Rio, Stédile diz que movimentos populares devem ser autônomos

  • Por Agência Brasil
  • 13/03/2015 20h12

O líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, João Pedro Stédile, participou hoje (13), no Rio de Janeiro, do ato em defesa da Petrobras e pregou a independência dos movimentos sociais em relação ao governo. A manifestação atraiu milhares de pessoas, que se concentraram na Cinelândia, no centro da cidade, e depois seguiram em caminhada até a sede da estatal.

“Estamos aqui para defender os direitos dos trabalhadores. E os movimentos populares têm que ser autônomos do governo. Para, quando ele acerta, elogiar. Mas, quando ele erra, criticar”, disse o líder sem-terra, após descer do carro de som e caminhar ao lado de outras lideranças políticas, na dianteira da manifestação.

Stédile destacou que a estatal do petróleo precisa continuar sendo do povo brasileiro e defendeu o combate à corrupção. 

“O povo brasileiro deu uma demonstração de que está unido, milhares saíram em todas as capitais. E queremos evitar que a crise traga prejuízos aos trabalhadores. Queremos garantir que a Petrobras continue sendo do povo brasileiro, queremos combater a corrupção, com a aprovação de uma reforma política”.

O ativista defendeu a presença do povo nas ruas, conforme pedido feito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em ato recente na Associação Brasileira de Imprensa (ABI). “A rua é o único espaço em que o povo pode discutir política. O Parlamento é dos deputados, os palácios são dos eleitos. A rua é democrática e da paz. Quem é violento no Brasil sempre foram os poderosos. A elite que não aceita repartir com os trabalhadores a riqueza e o poder”.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que também participou do ato, disse que a manifestação desta sexta-feira foi um recado aos que defendem o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. “Queremos mostrar à sociedade brasileira que os golpistas não são maioria, que não têm a menor possibilidade de impeachment, porque o povo está nas ruas, defendendo a democracia e os direitos sociais. Estamos reagindo, com coragem, e não vamos permitir golpe ou impeachment. Defendemos a Petrobras livre dos corruptos”.

O deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ) pediu a investigação dos crimes praticados contra a estatal, mas ressaltou que não se pode utilizar os escândalos como justificativa para entregar o petróleo nacional ao capital estrangeiro.

“Estamos aqui dizendo basicamente duas coisas: queremos a investigação de todo e qualquer crime praticado contra a Petrobras ou contra o patrimônio do povo brasileiro. Mas, não aceitamos que esses escândalos sejam usados como tentativa de justificar a entrega do pré-sal brasileiro para interesses internacionais”.

A manifestação foi encerrada com um abraço simbólico ao prédio da sede da Petrobras, na Avenida Chile.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.