Em seu primeiro compromisso no Japão, Obama come sushi com Shinzo Abe

  • Por Agencia EFE
  • 23/04/2014 10h24

Tóquio, 23 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, jantaram nesta quara-feira no tradicional restaurante Sukiyabashi Jiro, considerado o “santuário do sushi”, após a chegada do governante americano em Tóquio.

A refeição informal é o primeiro ato de Obama em sua visita de Estado de três dias ao Japão. A viagem faz parte do tour asiático do presidente americano, que também irá para a Coreia do Sul (dia 25 de abril), Malásia (26) e Filipinas (28).

O Sukiyabashi Jiro é um pequeno estabelecimento subterrâneo situado no exclusivo bairro de Ginza, com espaço para 23 clientes, e é um dos 13 restaurantes de Tóquio reconhecido com as três estrelas do guia Michelin.

O restaurante é administrado desde 1965 pelo chef Jiro Ono, de 88 anos, o “sushi shokunin” (mestre em sushi) mais respeitado do Japão, e se transformou em um lugar de peregrinação para gourmets e cozinheiros de todo o mundo, que precisam reservar mesas com meses de antecedência.

O cardápio da casa inclui unicamente um menu com as recomendações do chef, por um preço de 30 mil ienes (cerca de R$ 673).

O estabelecimento, que só serve peixes e mariscos frescos, foi escolhido por Abe ao levar em conta que Washington e Tóquio negociam atualmente o Acordo de Associação Transpacífico (TPP), onde um dos pontos mais controvertidos são as tarifas sobre a carne de vaca e de porco, segundo a imprensa japonesa.

O primeiro-ministro do Japão também quis agradar a Obama após saber que o presidente americano é amante do sushi, e com isso criar um bom ambiente para a visita, disse o jornal “Asahi”.

Obama chegou hoje no aeroporto de Haneda, em Tóquio, e sua visita inclui uma cerimônia oficial de boas-vindas, no Palácio Imperial, uma reunião com o imperador Akihito, uma entrevista coletiva conjunta com Abe e um banquete, também no Palácio Imperial. EFE

ahg-yk/dk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.