Em votação apertada, Senado mantém processo de impeachment de Trump
Em uma votação apertada, o Senado dos Estados Unidos decidiu dar continuidade ao impeachment do ex-presidente Donald Trump. Trump é acusado de insuflar o ataque ao Capitólio no dia 6 de janeiro, quando cinco pessoas morreram. Por 55 votos a 45, os senadores mantiveram o processo. Apenas cinco republicanos votaram a favor, contrariando a maioria do partido, que acredita não ser necessária a manutenção do processo, já que Trump não é mais presidente.
No entanto, se for condenado, além de perder direitos políticos, ele não poderá ocupar cargos públicos ou disputar uma nova eleição. Para Trump sofrer um impeachment, é necessária a adesão de dois terços do Senado — ou seja, 67 dos 100 parlamentares. Até o momento, o cenário é favorável para a absolvição do republicano. Mas a situação de Donald Trump no partido ainda é incerta, sobretudo sem o acesso às redes sociais.
[jp-related-posts ids=”1039684,1039496,1039413″]
No ultimo pleito, 74 milhões de eleitores votaram no ex-presidente — um recorde para um candidato republicano. Na terça-feira, 26, a chefe da polícia do Capitólio, Yogananda Pittman, se desculpou pelas falhas no sistema de segurança no dia da invasão. Ela não estava a frente da operação, mas classificou o episódio como ataque terrorista — e disse que a polícia sabia, desde o dia 4, que havia risco de violência, com presença de milícias armadas no protesto.
*Com informações da repórter Camila Yunes
Assuntos
continue lendo
Política
Alckmin rebate fala de Trump sobre as eleições no Brasil: ‘Totalmente equivocada’
Nesta segunda-feira (26) o presidente dos EUA afirmou que a eleição de domingo (25) no Brasil ‘pareceu fraudada’
- Lula derrota família Bolsonaro pela segunda vez Jovem Pan · há 2 dias
- Quem é Celina Leão, amiga de Michelle Bolsonaro que foi reeleita governadora do DF Jovem Pan · há 2 dias
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 5 dias
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 2 semanas