Embaixador diz que 15 brasileiros já foram evacuados de Gaza de um total de 46

  • Por Jovem Pan
  • 22/07/2014 15h57

O conflito entre Israel e Hamas tem ficado cada vez mais intenso, inclusive com o pedido de “fim imediato das hostilidades” pelo Conselho de Segurança da ONU. Em duas semanas de combate intenso, cerca de 600 pessoas já morreram, por volta de 580 são palestinos. O embaixador Paulo Roberto França, responsável pelo escritório de representação do Brasil em Hamala, que fica na Autoridade Palestina, afirmou que havia um total de 46 brasileiros em Gaza, sendo que 15 já foram evacuados.

De acordo com o embaixador, a Faixa toda está confinada e há um bloqueio por parte de Israel. “Essas pessoas, 1,8 milhão, têm que estar ali dentro daquela Faixa, não podem sair ali daquela região. O descolamento dentro da Faixa é muito perigoso, em função do bombardeio. Nós mesmos, num processo de evacuação dos brasileiros, temos que fazer uma coordenação muito intensa e detalhada com as Nações Unidas e os países vizinhos (…). E os comboios só podem sair quando há uma janela de oportunidade de segurança, uma trégua humanitária”, contou.

Segundo França, há apenas três horas de energia por dia, 70% da energia está cortada, o suprimento de água está cortado em função dos bombardeios, diminuiu consideravelmente, já que os canos foram afetados e também há complicações sanitárias porque o esgoto foi afetado pelos bombardeios.

O embaixador torce para que a situação se resolva e exista um cessar-fogo, mas acredita ser muito difícil no momento. Até agora, não existe informações sobre a morte de brasileiros que residem no local. Confira a entrevista completa no áudio acima.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.