Empresa japonesa cria robô que repete movimentos de samurais

  • Por Agencia EFE
  • 09/06/2015 11h44

Tóquio, 9 jun (EFE).- Uma empresa japonesa especializada na fabricação de máquinas industriais conseguiu programar um de seus robôs para reproduzir os movimentos de um mestre da katana, a espada japonesa usada pelos antigos guerreiros samurais.

A Yaskawa Electric levou dois anos para colocar em prática o projeto Bushido, no qual programaram um robô para fazer os movimentos de Isao Machii, explicou nesta segunda-feira à Agência Efe um porta-voz da empresa.

Machii é um mestre japonês incluído no Guinness em 2007 por ter realizado 1.000 cortes em tatames enrolados com uma espada no tempo recorde de 35 minutos e quatro segundos. Além disso, é especialista do “iaido”, uma antiga técnica para desembainhar a katana rapidamente.

Em um vídeo produzido pela empresa, o mestre espadachim e o braço mecânico realizam uma série de cortes transversais e horizontais em frutas e verduras. Para realizar a façanha, a companhia digitalizou os movimentos de Machii mediante a técnica 3D do “motion capture”, para programar o robô industrial com a ideia de “demonstrar a agilidade e precisão dele”.

A Yaskawa precisou de três meses para configurar o robô. O modelo usado no projeto foi o Motoman-MH24, comercializado para tarefas de montagem, assim como para o transporte e manejo de materiais em fábricas.

A empresa, que recentemente inaugurou a “Robo Village” para que turistas observarem os últimos avanços do maquinário industrial e da robótica, empreendeu o projeto para comemorar o nascimento da empresa há um século. Atualmente, 80% do setor robótico da companhia se destina ao mercado estrangeiro. EFE

yk-mra/cdr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.