Encontro de nove países sobre situação na Síria termina sem acordo

  • Por Estadão Conteúdo
  • 15/10/2016 20h48
EFE Reunião sobre crise da Síria - EFE

A reunião com os líderes de nove nações, incluindo os Estados Unidos, Irã, Arábia Saudita e Rússia, produziu novas ideias para acabar com a violência na Síria, mas terminou sem nenhum acordo ou promessa de nova reunião. 

Após mais de quatro horas de conversas neste sábado (15), que também incluiu os ministros de Relações Exteriores da Turquia, Qatar, Jordânia, Iraque e Egito, assim como o enviado especial da ONU para a Síria, o Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, disse que as partes não chegaram a um acordo para restaurar a paz. Entretanto, afirmou que tiveram diversas conversas sobre “um número de ideias de um número diferente de ministros” que são promissoras. 

Ele descreveu a reunião como uma “sessão de brainstorm” e disse que embora os países queiram uma nova estratégia diplomática para a Síria, “ninguém quer fazer isso de maneira desleixada.”

Kerry viaja no domingo (16) para Londres para encontrar-se com diplomatas do Reino Unido, França e Alemanha para discutir a crise na Síria. A Arábia Saudita e a Jordânia também participarão da reunião.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.