Equador confirma que haverá segundo turno em eleição presidencial

  • Por Estadão Conteúdo
  • 23/02/2017 08h01
QUI04. QUITO (ECUADOR) 22/02/2017.- El presidente de Ecuador, Rafael Correa, habla hoy, miércoles 22 de febrero de 2017, durante una conferencia de prensa en el Palacio de Gobierno, en Quito (Ecuador). Correa dijo hoy que la candidatura oficialista a la Presidencia del país, que encabeza su compañero Lenín Moreno, se quedó a medio punto de ganar en una sola vuelta las elecciones del domingo, cuyos resultados deberá ofrecer el Consejo Nacional Electoral (CNE). Con el 98,70 % de los votos escrutados, Moreno obtiene el 39,33 % de los votos y el opositor Guillermo Lasso el 28,17. EFE/José Jácome José Jácome/EFE Rafael Correa

A comissão eleitoral do Equador anunciou formalmente na noite desta quarta-feira (22) que haverá segundo turno na eleição presidencial do país. O governista Lenín Moreno e o oposicionista Guillermo Lasso vão disputar a preferência do eleitorado no dia 2 de abril.

O primeiro turno foi realizado no domingo. Desde então, o país manteve a expectativa sobre o resultado do pleito. O lento processo de apuração mostrava que Moreno tinha pouco menos de 40% dos votos, enquanto Lasso se mantinha ligeiramente abaixo dos 30% – para vencer no primeiro turno, é preciso obter 40% da preferência do eleitorado e abrir dez pontos sobre o segundo colocado.

Nesta quarta-feira, a contagem dos votos atingiu os 99,5% do total, com o governista somando 39,3% e o oposicionista, 28,1%. Não há mais margem estatística, portanto, para que Moreno vença no primeiro turno.

O vencedor do segundo turno vai substituir Rafael Correa, presidente do Equador desde 2007.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.