Erupção do vulcão Calbuco transborda rio e destrói casas no Chile

  • Por Agencia EFE
  • 28/04/2015 22h32

Santiago do Chile/Puerto Montt, 28 abr (EFE).- A erupção do vulcão Calbuco no Chile provocou o transbordamento do rio Blanco, que destruiu várias casas por onde passava, afirmaram fontes oficiais nesta terça-feira.

As toneladas de cinzas e pedras que o vulcão continua a expelir causaram o aumento do nível do rio, explicaram fontes militares à imprensa.

Os imóveis destruídos estão em sua maioria na cidade de Correntoso e nas margens do lago Chapo. Segundo rádios locais, o transbordamento do leito do rio Blanco, que em algumas áreas alcançou 40 metros de largura, arrasou também com estradas, pontes e árvores.

As autoridades também estão preocupadas com a subida do rio Correntoso, e por isso mantiveram o alerta vermelho nos arredores de Calbuco.

A erupção começou na quarta-feira passada após 42 anos em estado latente, e provocou a evacuação de pelo menos 6.400 pessoas que moravam próximo ao vulcão.

A atividade do Calbuco se manteve desde então com uma grande dispersão de cinzas e material que afetou várias regiões do Chile, da Argentina, do Uruguai e chegou a algumas cidades do sul do Brasil.

O governo decretou zona de exceção na região atingida e militares se deslocaram para ajudar nas tarefas de abertura das estradas, mudança dos animais e também limpeza de telhados de casas que foram praticamente soterradas pelo material vulcânico.

Soldados das Forças Armadas trabalham contra o relógio para retirar parte das 210 milhões de toneladas métricas de cinzas jogadas pelo vulcão e que poderiam provocar um grande dano ecológico e econômico com a chegada das chuvas à região, prevista para na próxima quinta-feira.

O principal risco é que as chuvas, ao se misturarem com o material piroclástico que está na encosta do vulcão, provoquem lahares e inundações.

O fenômeno poderia afetar às áreas próximas ao vulcão, localizadas no limite das cidades de Puerto Varas e Puerto Montt, entre os lagos Llanquihue e Chapo, na região dos Lagos, e que tem em seu entorno às localidades de Enseada, Alerce, Colônia Rio Sul, Correntoso e o caminho internacional entre Puerto Varas e San Carlos de Bariloche, na Argentina.

O Chile é um dos países mais vulcânicos do planeta. Seus dois mil cones abrigam cinco mil crateras, a maioria na cordilheira dos Andes, embora só 90 deles estejam ativos e registrem uma média de uma erupção cada oito meses. EFE

mc/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.