Escócia independente precisaria de reservas bancárias adicionais, diz Carney

  • Por Agencia EFE
  • 10/09/2014 17h46

Londres, 10 set (EFE).- O governador do Banco da Inglaterra (emissor), o canadense Mark Carney afirmou nesta quarta-feira que a Escócia necessitaria de cerca de 20 bilhões de libras adicionais em reservas bancárias se optar pela independência do Reino Unido e mesmo assim continuar utilizando a libra esterlina.

Perante o Comitê de Tesouraria do parlamento britânico, Carney assegurou que a Escócia precisaria reunir novas reservas para manter a estabilidade financeira se decidir recorrer à chamada “esterlinização”, o uso da libra sem contar com o Banco Central britânico como entidade de empréstimo de último recurso para as entidades comerciais.

O governador do Banco da Inglaterra estimou que a Escócia tem acesso a cerca de 15 bilhões de libras em reservas, apesar de afirmar que a maioria de países que adotam divisas estrangeiras necessitam no mínimo de 25% de seu Produto Interno Bruto (PIB) em reservas para apoiar um credor de último recurso sustentável.

O PIB da Escócia está estimado em cerca de 146 bilhões de libras, se for incluída a indústria petrolífera.

Se, em virtude dos resultados do referendo do próximo dia 18, a Escócia optar pela independência, necessitará de 20 bilhões de libras adicionais, segundo os cálculos de Carney, que ressaltou que o Reino Unido elaborou planos de contingência em tal sentido.

O principal responsável do Banco Central britânico descartou ontem a possibilidade de uma Escócia independente continuar mantendo uma união monetária com o Reino Unido, tal como defende o Partido Nacionalista Escocês (SNP) do ministro principal da região, Alex Salmond. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.