Escolta armada garante trabalho de garis durante greve da categoria no Rio

  • Por Agência Brasil
  • 14/03/2015 13h39

Paralisação dos garis da Comlurb que são contra o aumento de 3% oferecido pela prefeitura. Os garis fazem protesto na rua Dr. Satamini Celso Pupo /Fotoarena/Folhapress Paralisação dos garis da Comlurb

Equipes de garis trabalham neste sábado (14), na limpeza da cidade, vigiados por seguranças de empresas privadas que fazem escolta armada, de carro, para os caminhões de lixo, por causa da greve da categoria, que faz assembleia hoje para discutir o movimento. Esta manhã, havia muito lixo pelas ruas do centro do Rio, em consequência da greve, iniciada à zero hora desta sexta-feira (13).

Na noite de ontem, foi decidido manter a greve por tempo indeterminado, mesmo depois que a vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ), desembargadora Ana Maria Soares de Moraes, determinou que, caso a paralisação continue, os garis terão que manter pelo menos 75% das atividades, sob pena de multa diária de R$ 100 mil a ser paga pelo Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio de Janeiro.

A determinação da desembargadora Ana Maria Soares de Moraes ocorreu após audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ), realizada à tarde, na qual não houve acordo entre os representantes do sindicato, da comissão de grevistas e da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb). Nova audiência de conciliação foi marcada para quarta-feira (18), na Seção Especializada em Dissídios Coletivos (Sedic) do TRT-RJ, na qual o sindicato deverá apresentar defesa no dissídio coletivo de greve, caso a paralisação seja mantida.

De acordo com a Comlurb, o plano de contingência está em ação desde a noite de ontem, “de forma a minimizar os impactos e transtornos à população”, com prioridade para a coleta de lixo domiciliar. “Além da contratação de empresas de limpeza terceirizadas, a prefeitura também colocou à disposição da companhia carros, equipamentos e agentes de outros órgãos municipais”, informa.

Os trabalhadores da limpeza urbana rejeitaram a proposta de reajuste salarial de 3% feita pela Comlurb. Eles pedem aumento salarial equivalente ao índice da inflação, além de 40% de acréscimo no adicional de insalubridade e vale-alimentação de R$ 27 reais por dia. No ano passado, após oito dias parados, inclusive no carnaval, o que levou ao acúmulo de toneladas de lixo por toda a cidade, o movimento conseguiu 44% de aumento salarial.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.