Espanhóis criam método de previsão de terremotos com 70% de confiabilidade

  • Por Agencia EFE
  • 15/05/2014 11h35

Sevilha (Espanha), 15 mai (EFE).- Pesquisadores de duas universidades de Sevilha e uma do Chile desenvolveram um método científico de previsão de terremotos com uma confiabilidade de entre 70% e 80%, informou nesta quinta-feira a Universidade de Sevilha em comunicado.

O método, baseado em técnicas de mineração de dados, permite prever um movimento sísmico com uma semana de adiantamento no caso da Península Ibérica e cinco dias no do Chile.

Os pesquisadores são membros do grupo de pesquisa Estruturas e Geotecnia da Universidade de Sevilha, do grupo de pesquisa Mineração de dados e sistemas inteligentes da Universidade Pablo de Olavide (UPO), em Sevilha, e do TGT-NT2 Labs (Nikola Tesla New Technology Labs) do Chile.

O sistema de prognóstico se baseia em uma rede neuronal artificial na qual uma série de dados de entrada, interligados através de equações, apontam um resultado, segundo o professor da Universidade de Sevilha Antonio Morales, criador da técnica junto ao professor da UPO Francisco Martínez e o cientista chileno Jorge Reyes.

Na Península Ibérica, analisaram o mar de Alborán e a zona oeste da falha Açores-Gibraltar, enquanto no Chile a investigação se estendeu a quatro das regiões com as maiores atividades sísmicas do país.

A atividade sísmica da Península Ibérica é moderada. O Chile, no entanto, é o país com maior sismicidade do mundo, o que demonstra que a técnica é válida em regiões com propriedades sísmicas e tectônicas diferentes, afirmou Morales.

A metodologia está sendo aprimorada com dados do Japão, um país onde o risco sísmico é muito alto. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.