Estudantes da USP entram em greve a partir desta quinta-feira
Alunos da USP (Universidade de São Paulo) têm promovido mobilizações contra a falta de professores na instituição e aprovaram uma greve que começará nesta quinta-feira, 21, em que reivindicam mais concursos para a contratação de mais docentes. A greve foi puxada pelos membros da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) que, na última segunda-feira, 18, realizaram uma manifestação no campus. A diretoria da faculdade então enviou um comunicado aos estudantes informando que as atividades estavam suspensas. Logo em seguida, os prédios foram esvaziados, trancados e agentes de segurança chegaram ao local. Com isso, cerca de mil estudantes foram ao prédio da administração para protestar e pedir a reabertura das unidades estudantis. O ato bloqueou a entrada do local, onde teve início de uma discussão com o diretor da faculdade. Os representantes dos centros acadêmicos e do Diretório Central dos Estudantes da USP foram até a administração onde apresentaram uma lista de exigências.
Foi requisitado a liberação dos prédios, a saída dos agentes de segurança dos espaços estudantis, o agendamento de uma reunião entre a reitoria da USP e os alunos e uma retratação pública do diretor da FFLCH. Os pedidos pela liberação dos prédios e retirada dos agentes foram atendidos. Segundo a reitoria da instituição, foram distribuídas 879 vagas de docentes para todas as unidades. Destas vagas, 70 seriam para a FFLCH, que ainda precisa realizar concursos para os cargos. Nesta terça-feira, 19, os alunos votaram em assembleia pela greve. Agora cabe aos centros acadêmicos de cada uma das unidades decidirem se irão aderir à paralisação.
[jp-related-posts ids=”1468941,1454844″]
Assuntos
continue lendo
Brasil
Explosão de botijão de gás deixa ferido e interdita 15 imóveis em SP
Acidente ocorreu no bairro do Jaraguá, na zona norte de São Paulo; vítima, um homem de 42 anos, está internada
- Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente Ana Carolina Oliveira · há 6 dias
- A sua marca não é mais sua Gustavo Hansel · há 2 semanas
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 2 semanas
- PF divulga parecer sobre acidente Voepass e indicia 16 pessoas Fernando Keller* · há 3 semanas