Estudantes sequestrados pelos talibãs são libertados no Afeganistão

  • Por Agencia EFE
  • 11/06/2014 10h32

Cabul, 11 jun (EFE).- Cerca de 20 universitários sequestrados pelos talibãs foram libertados nesta quarta-feira na província de Ghazni, no leste do Afeganistão, onde pelo menos outros dez permanecem sob custódia do grupo armado, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

Os estudantes foram libertados às 10h locais (2h30 de Brasília) em Ghazni, onde foram sequestrados ontem quando viajavam em um ônibus de Kandahar para Cabul, disse o porta-voz do governador provincial, Mohammed Ali Ahmadi.

O grupo de pelo menos 30 estudantes e professores da Universidade de Kandahar foi sequestrado entre os distritos de Andar e Oarabagh, onde foram obrigados a descer do veículo por homens armados que abriram fogo e feriram um professor.

O conflito afegão se encontra em um de seus momentos mais violentos desde a invasão dos Estados Unidos, que acabou com o regime talibã há 12 anos.

As tropas internacionais começaram sua retirada gradual do Afeganistão em 2011, quando também foi iniciada a transferência da responsabilidade pela segurança para o Exército e a polícia local.

A Isaf concluirá sua missão no Afeganistão no final deste ano, mas os Estados Unidos anunciaram que manterão 9,8 mil soldados no país até sua retirada total no final de 2016. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.