EUA confirmam morte de líder de grupo islamita Khorasan na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 21/07/2015 19h26

Washington, 21 jul (EFE).- Os Estados Unidos confirmaram nesta terça-feira a morte do líder do grupo terrorista Khorasan dia 8 de julho em um ataque aéreo na Síria.

Em comunicado, o Pentágono confirmou que Muhsin al-Fadhli morreu no início de mês em um ataque com drones perto da cidade síria de Sarmada, no noroeste do país.

Há muito tempo Fadhli foi um membro importante da Al Qaeda, e tinha se tornado líder do misterioso grupo Khorasan, que começou a ser conhecido em setembro, após um bombardeio americano perto de Aleppo.

Segundo o governo americano, o grupo Khorasan estava se aproveitando do vazio de poder causado pela guerra síria para planejar ataques contra alvos americanos e de aliados.

“Era um facilitador veterano da Al Qaeda e um dos líderes de maior confiança dentro da organização terrorista. Ele foi notificado dos ataques de 11 de setembro de 2001 com antecedência”, afirmou o capitão Jeff Davis, porta-voz do Pentágono.

Fadhli, que morreu enquanto viajava em um veículo possivelmente com outros líderes do Khorasan, esteve envolvido em um ataque contra fuzileiros navais americanos no Kuwait em 2002, e no ataque do petroleiro francês MV Limburgo nesse mesmo ano no Mar Arábico, segundo o Pentágono.

Os Estados Unidos garantiram que a morte de Fadhli “degradará e interromperá as operações externas da Al Qaeda contra os Estados Unidos e nossos aliados e parceiros”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.