EUA impõe sanções contra responsáveis por violência em Kiev

  • Por Agencia EFE
  • 22/01/2014 11h47

Kiev, 22 jan (EFE).- A embaixada dos Estados Unidos na Ucrânia informou nesta quarta-feira que Washington impôs sanções contra os responsáveis pelas violentas represálias contra os manifestantes nos protestos que estão ocorrendo em Kiev desde o final de novembro.

“Em resposta às ações contra os participantes dos protestos no Maidan (praça) em novembro e dezembro do ano passado, a embaixada dos EUA anulou os vistos de vários cidadãos ucranianos envolvidos no uso da força”, disse um comunicado da embaixada norte-americana.

No entanto, a missão diplomática não especificou os nomes, alegando que “as questões relacionadas aos vistos são confidenciais segundo as leis dos Estados Unidos”.

A embaixada disse que “o Departamento de Estado tem amplos poderes para revogar os vistos, e estuda novas ações contra os responsáveis pela violência que se observa hoje” nas ruas da capital ucraniana.

Além disso, a embaixada pediu aos cidadãos americanos que moram ou estejam indo viajar para Kiev que evitem visitar as áreas de enfrentamentos entre manifestantes e policiais antidistúrbios.

Dois manifestantes morreram baleados no centro de Kiev, confirmou nesta quarta-feira a Procuradoria Geral da Ucrânia, enquanto a polícia local nega que tenha usado armas de fogo nos enfrentamentos que prosseguem desde domingo.

Segundo a agência ucraniana “Liga.novosti”, as duas vítimas morreram na rua Grushevski, próximo à sede do Governo, por disparos de franco-atiradores. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.