EUA lança oito novos ataques contra o Estado Islâmico na Síria
Washington, 13 out (EFE).- As forças militares americanas lançaram entre domingo e esta segunda-feira oito novos ataques aéreos contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria, segundo informou o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM).
Quatro dos ataques foram efetuados no sudoeste de Kobani, enclave curdo que faz fronteira com a Turquia e é alvo da ofensiva dos extremistas há quase um mês, e permitiram destruiram uma metralhadora pesada do EI.
Outros três ataques tiveram como alvo o nordeste de Kobani e danificaram vários edifícios ocupados pelo grupo extremista. Uma operação no noroeste de Raqqa atingiu equipamentos do EI.
As oito novas ofensivas foram realizadas com a colaboração de aviões de combate da Arábia Saudita, de acordo com o CENTCOM. Durante as últimas 36 horas, as forças americanas fizeram pelo menos 23 ataques contra o EI em Kobani e seus arredores, detalharam fontes ligadas à operação para a emissora “NBC”.
Kobani, um dos três principais enclaves curdos da Síria, é alvo de uma ofensiva do EI desde 16 de setembro, o que obrigou milhares de pessoas a fugirem para a Turquia.
O chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o general Martin Dempsey, alertou na semana passada que é possível que Kobani seja tomada pelo grupo jihadista nos próximos dias.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, classificou como “tragédia” os avanços do Estado Islâmico em Kobani, embora tenha ressaltado que a luta da coalizão internacional contra o grupo seja mais focada no Iraque. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.