EUA realizam quarta série de bombardeios seletivos no norte do Iraque
Washington, 10 ago (EFE).- Os Estados Unidos realizaram neste domingo uma quarta série de ataques aéreos seletivos no norte do Iraque, dirigidos às posições do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) nas proximidades de Erbil, a capital autônoma do Curdistão iraquiano, informou o Pentágono.
Segundo os dados apresentados pelo Comando Central dos Estados Unidos (CETCOM), estes ataques destruíram uma posição de morteiro e vários veículos armados, um dos quais estava disparando contra as forças curdas nos acessos da cidade de Erbil.
O Pentágono informou que os ataques ocorreram às 3h15 e às 6h45 (hora de Brasília).
Durante o sábado, os Estados Unidos executaram outra série de bombardeios, também contra posições estratégicas, armas e equipamento.
Além disso, a força aérea americana também realizou uma terceira missão de lançamento de mantimentos para os cidadãos curdos, em sua maioria yazidi e cristãos, que estão sendo sitiados pelos jihadistas na zona do Monte Sinjar.
Nesta ocasião, os militares americano depositaram comida e água para cerca de 52 mil pessoas.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, antes de partir para suas férias de verão, assegurou que os ataques estavam sendo bem-sucedidos, mas advertiu que seu governo não pode se responsabilizar da situação e insistiu que deverão ser os iraquianos quem assumam a liderança para atalhar o problema. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.