Eurogrupo sobre a Grécia termina e se reunirá de novo nesta semana

  • Por Agencia EFE
  • 22/06/2015 11h45

Bruxelas, 22 jun (EFE).- A reunião extraordinária dos ministros de Economia e Finanças da zona do euro terminou sem um acordo com a Grécia nesta segunda-feira, mas as instituições já analisam o documento e o Eurogrupo se reunirá novamente nesta semana.

“As propostas (gregas) são um passo bem-vindo, mas é necessário mais trabalho junto com as instituições. O Eurogrupo voltará a se reunir nesta semana. Precisamos de um acordo nos próximos dias”, afirmou o vice-presidente da Comissão Europeia (CE) para o Euro e o Diálogo Social, Vladis Dombrovskis.

A falta de tempo para analisar a fundo o documento que o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, enviou na madrugada de segunda-feira a Bruxelas foi a causa da falta de acordo e para que a reunião da Grécia e dos outros 18 países que integram a zona do euro tenha durado pouco mais de duas horas.

Ao término dessa reunião, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, declarou em entrevista coletiva que as instituições credoras começam a trabalhar nesta tarde para analisar com mais profundidade a proposta grega, de olho em um “possível acordo no fim da semana”.

“As novas propostas gregas chegaram nesta manhã e as recebemos, elas são vistas como um passo positivo no processo, mas devido ao pouco tempo que tinham, as instituições não puderam nos dar uma avaliação completa e detalhada, só uma primeira impressão. Pedimos para que elas trabalhem de perto e comecem imediatamente a estudá-las e fazer uma lista de ações prévias”, disse Dijsselbloem.

Além disso, ressaltou que “tudo isso ocorre com a possibilidade de se conseguir um acordo ao longo desta semana e de utilizar as propostas gregas como base para isso”.

Dijsselbloem declarou também que “o trabalho começará imediatamente e, se necessário, como parece, o Eurogrupo fará outra reunião para escutar o resultado final. O trabalho pode começar imediatamente”.

A nova reunião do Eurogrupo pode ser realizada antes da cúpula regular de líderes da União Europeia (UE) prevista para as próximas quinta-feira e sexta-feira. EFE

cae-mtm-mb-emm/vnm

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.