Exército do Iraque informa população que Mossul está perto de ser libertada
Mossul (Iraque), 10 mar (EFE).- A aviação do exército iraquiano lançou nesta terça-feira milhares de panfletos para informar aos habitantes que a cidade de Mossul está perto de ser libertada do domínio do grupo jihadista Estado Islâmico.
O chefe do comitê de segurança do Conselho da província de Ninawa, cuja capital é Mossul, Mohammed al Bayati, explicou em declarações à Agência Efe que os panfletos recomenda às pessoas para que se afastem dos quartéis e sedes do EI.
O exército iraquiano também pediu aos habitantes de Mossul para que não colaborem com os jihadistas e prometeu que as Forças Armadas do país não atacarão os civis quando entrarem na cidade. Os panfletos têm a assinatura do Ministério iraquiano de Defesa.
Nesta terça-feira, as tropas iraquianas iniciaram suas operações para recuperar o controle da cidade de Tikrit (norte), capital da província de Saladino.
Em mãos dos extremistas desde junho do ano passado, Tikrit é o principal alvo da ofensiva iniciada pelas autoridades iraquianas neste mês no norte da província de Saladino.
O controle de Saladino é importante para apertar o cerco sobre os jihadistas em Mossul, segunda maior cidade do Iraque e principal reduto dos radicais, que proclamaram um califado em junho de 2014. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.