Exército sírio recupera controle de cidade estratégica perto do Líbano

  • Por Agencia EFE
  • 08/03/2014 12h23

Damasco, 8 mar (EFE).- O exército sírio anunciou neste sábado que recuperou o controle da estratégica cidade de Al Zara, próxima à fronteira com o Líbano, após uma operação especial na qual matou um grande número de “terroristas”, como o regime denomina os opositores.

Em comunicado, publicado em meios de comunicação oficiais, o Comando Geral das Forças Armadas explicou que arrebatou o controle da cidade, situada na província central de Homs, de “terroristas, extremistas e mercenários que tinham tomado a área, da qual lançavam operações contra os cidadãos pacíficos”.

O exército ressaltou que Al Zara é de grande importância geográfica porque por ela passa a estrada que une a parte central da Síria com a costa e era local de passagem de “terroristas” que se infiltravam do Líbano ao território sírio.

Em entrevista à agência de notícias estatal “Sana”, uma fonte militar acrescentou que, durante a operação das forças governamentais, 30 homens se entregaram às autoridades.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos confirmou a tomada de controle de Al Zara, de maioria turcomana sunita, por parte do regime.

A ONG informou, além disso, que houve um número indeterminado de baixas tanto nas fileiras governamentais como na oposição, estas últimas integradas por combatentes islamitas de várias brigadas, entre as quais figura o grupo extremista Jund al-Sham. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.