Exército sul-coreano relaxa sua posição de combate após acordo com o Norte
Seul, 26 ago (EFE).- As Forças Armadas da Coreia do Sul desativaram nesta quarta-feira o nível máximo de preparação para o combate, informou uma fonte militar, um dia depois que Seul e Pyongyang assinaram um acordo para pôr fim à tensão e melhorar suas relações.
As autoridades do Exército puseram fim, deste modo, à situação de máxima alerta que mantinha em pé de guerra as tropas de primeira linha da frente, segundo a fonte citada pela agência local “Yonhap”.
Em todo caso, destacou que as tropas permanecem em um nível de preparação para o combate superior ao habitual, devido à gravidade da crise militar entre as duas Coreias.
Enquanto isso, na Coreia do Norte as tropas de artilharia de primeira linha da frente perto da fronteira do paralelo 38 estão retornando a suas posições, revelou outra fonte militar de Seul, em um aparente sinal de volta à normalidade.
Os soldados norte-coreanos que patrulham a Área de Segurança Conjunta da fronteira estão armados de novo com pistolas em vez dos fuzis que portavam desde na sexta-feira passada por ocasião da tensão, segundo testemunhos de funcionários de Seul. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.