Explosão de carro-bomba deixa ao menos 5 mortos e 36 feridos no Afeganistão

  • Por Agencia EFE
  • 11/05/2014 11h32

Cabul, 11 mai (EFE).- Pelo menos cinco pessoas morreram neste domingo e outras 36 ficaram feridas, entre elas três soldados e várias crianças, em um atentado suicida com carro-bomba no sul do Afeganistão, informou à Agência EFE uma fonte policial.

Os suicidas detonaram o carro-bomba às 11h30 locais (4h de Brasília) perto de um centro médico no distrito de Daman, na província de Kandahar, disse um porta-voz da polícia, Zia Ur Rahman Durrani.

O representante afirmou que a maioria dos feridos é de crianças, além de três soldados do Exército Nacional do Afeganistão (ANA, na sigla em inglês), que foram levados para hospitais.

Durrani afirmou que, uma hora antes, soldados dos Estados Unidos estiveram no local, mas nenhum grupo, incluindo os talibãs, se responsabilizou pelo atentado até o momento.

Os talibãs afegãos anunciaram na sexta-feira passada o início, a partir de amanhã, de sua tradicional ofensiva de primavera, com um aumento das operações militares para “eliminar os invasores estrangeiros”, mas “sem causar dano aos civis”.

Outros alvos da ofensiva são os funcionários e políticos afegãos que apoiarem a “ocupação estrangeira”.

Na primavera, com a chegada do bom tempo, os combates costumam recrudescer no Afeganistão.

O anúncio talibã é feito no meio do processo eleitoral afegão, cuja primeira rodada aconteceu em 5 de abril e cujos resultados finais se tornarão públicos na próxima quarta-feira. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.