Explosão em Istambul foi atentado suicida, diz presidente turco

  • Por Agência Brasil
  • 12/01/2016 12h05
SDT01 ESTAMBUL (TURQUÍA) 12/01/2016.- Vista general de la Mezquita Azul tras registrarse una fuerte explosión en la que al menos diez personas han muerto y otras quince han resultado heridas, en el turístico distrito de Sultanahmet, en el centro de Estambul (Turquía), el 12 de enero de 2016. Aún se desconocen las causas del suceso, informaron fuentes oficiales. EFE/SEDAT SUNA EFE Forte explosão próxima à Mesquita Azul de Istambul deixa pelo menos 10 mortos

A explosão que matou pelo menos 10 pessoas e feriu outras 15, nesta terça-feira (12), no centro histórico de Istambul foi “um atentado suicida realizado por uma pessoa de origem síria”, declarou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

“Foi um homem bomba de origem síria que perpetrou este ato terrorista”, disse Erdogan em discurso em Ancara, adiantando que “a Turquia é o primeiro alvo de todas as organizações terroristas ativas na região”.

A forte explosão ocorreu às 10h18 horário local (6h18 em Brasília) no antigo hipódromo, junto à basílica de Santa Sofia e à Mesquita Azul, os dois monumentos mais visitados na maior cidade do país.

Segundo a cadeia de informação CNN-Turquia, seis turistas alemães ficaram feridos. O Ministério dos Negócios Estrangeiros norueguês disse, por sua vez, que uma das vítimas do atentado é um cidadão da Noruega.

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, convocou uma reunião de crise em Ancara, com os principais responsáveis pelo setor de segurança do país.

O atentado em Sultanahmet ocorre em um momento em que a Turquia está em estado de alerta, após o atentado mais grave registrado no país e atribuído ao grupo radical Estado Islâmico (EI), que causou 103 mortos em outubro diante da estação central de Ancara.

Durante muito tempo suspeito de complacência em relação aos rebeldes sírios, o regime turco juntou-se, no ano passado, à coligação anti-jihadista internacional e multiplicou as detenções de supostos membros do EI.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.