Farc matam tenente-coronel da polícia em ataque no sudoeste da Colômbia

  • Por Agencia EFE
  • 12/06/2015 23h25
  • BlueSky

Bogotá, 12 jun (EFE).- Guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) mataram nesta sexta-feira na zona rural do município de Córdoba, no sudoeste da Colômbia, o tenente-coronel Alfredo Ruiz Clavijo, comandante da Polícia de Ipiales, cidade que faz fronteira com o Equador

Em comunicado, a polícia explicou que Ruiz foi atacado em uma estrada que liga Córdoba a Ipiales, quando se deslocava em uma viatura após participar de uma reunião do Conselho de Segurança do município de Puerres.

O patrulheiro Juan David Marmolejo García também foi morto no incidente. As Farc teriam usado explosivos na ação, conforme o comunicado da polícia.

“Com o assassinato do tenente-coronel Alfredo Ruiz Clavijo fica demonstrada a vontade das Farc de causar prejuízo aos colombianos”, escreveu o Ministério da Defesa do país através do Twitter.

Um grupo especializado foi enviado à região para investigar o ataque e, em coordenação com o Exército, procura os guerrilheiros da Frente 48 das Farc, suspeitos de serem os responsáveis pelo atentado.

Clavijo tinha assumido o cargo de comandante da Polícia de Ipiales há três anos e cinco meses. Já García fazia trabalhos de vigilância na região há 2 anos e cinco meses.

As Farc mantêm desde 22 de maio, dia no qual suspenderam seu cessar-fogo unilateral e indefinido, uma escalada de ataques à infraestrutura petrolífera e energética do país.

Entre essas ações está um atentado contra um posto policial realizado ontem no departamento de Putumayo, no sul da Colômbia, na no qual morreram três agentes.

“Assassinando policiais e deixando cidades sem luz e água, as Farc demonstram que não têm vontade de paz, mas sim de guerra”, afirmou o Ministério da Defesa em outra mensagem no Twitter.

A guerrilha suspendeu a trégua um dia depois da morte de 27 guerrilheiros em um bombardeio da Força Aérea da Colômbia no departamento do Cauca, no sudoeste do país. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.