Felipe VI encontra Rajoy e enfeita escritório com réplica da taça do mundo

  • Por Agencia EFE
  • 20/06/2014 13h51

Madri, 20 jun (EFE).- O novo rei da Espanha, Felipe VI, iniciou nesta sexta-feira seu reinado com uma reunião com o presidente do governo, Mariano Rajoy, planejou uma agenda de viagens internacionais e fez mudanças curiosas no local de trabalho.

No dia seguinte a ser proclamado novo monarca em cerimônia realizada no Congresso dos Deputados, Felipe de Bourbon começou sua jornada com uma reunião com Rajoy, para tratar temas de interesse nacional.

A reunião semanal de trabalho com o chefe do Executivo foi um costume de seu pai, Juan Carlos I, que abdicou na quarta-feira passada após quase 39 anos de reinado.

São reuniões destinadas a repassar a atualidade do país e a que o presidente do governo relatório sobre a política de seu gabinete.

Amanhã, Felipe VI e a rainha Letizia farão seu primeiro ato conjunto como reis, que consistirá em reunião com representantes das associações e fundações de vítimas do terrorismo.

Trata-se de uma audiência com forte simbolismo, por se tratar do primeiro ato conjunto dos novos reis e porque é dedicado a vítimas da violência terrorista, a que também expressou sua solidariedade ontem, no discurso inaugural de seu reinado.

A partir de segunda-feira, Felipe retomará sua agenda com audiências aos máximos representantes de outras instituições do Estado, por isso seu escritório passarão autoridades dos três poderes.

Por ora, Felipe de Bourbon passou a ocupar hoje o escritório de trabalho que seu pai ocupou durante anos, mas incluiu algumas novidades, como fotos de sua esposa e das filhas e uma miniatura da taça Fifa da Copa do Mundo, o que foi visto como solidariede à seleção espanhola, campeã em 2010 e já eliminada no atual torneio disputado no Brasil.

Hoje se soube que os novos reis da Espanha visitarão o Vaticano o próximo dia 30 de junho, no primeiro de suas viagens internacionais, ao que seguirão visitas oficiais a Portugal, Marrocos e França, nessa ordem.

Segundo informaram hoje à Agência Efe fontes oficiais o novo monarca e a rainha Letizia se reunirão com o papa Francisco no Vaticano, em eu segundo encontro com o pontífice, a cuja missa de início de pontificado foram em 19 de março de 2013.

Depois, os reis da Espanha devem visitar oficialmente Portugal, em 7 de julho, e no dia 14, o Marrocos. EFE

nac/tr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.