Filial da Al Qaeda na Síria toma controle de cidade no norte do país
Beirute, 22 jul (EFE).- A Frente al Nusra, filial da Al Qaeda na Síria, tomou nesta terça-feira o controle da cidade de Harem, na província de Idlib, após avançar nos últimos dias na região, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
Os combatentes do grupo radical impuseram também um cerco à cidade vizinha de Azmarin, tomada por outras brigadas islamitas rivais.
Na última semana, a Frente al Nusra tomou o domínio da periferia da cidade de Yisr al Shogur, controlada por outros grupos rebeldes.
A ala da facção da Al Qaeda na Síria emitiu hoje um comunicado de advertência contra aqueles que tentarem se aproveitar dos mais frágeis.
“Em uma época na qual os mujahedin (guerreiros santos) fazem tudo o que podem para devolver aos muçulmanos sua dignidade e orgulho, apareceu gente corrupta e ladrões pelo vazio de segurança criado por uma administração frágil nas zonas liberadas”, indicou a nota.
A Frente al Nusra avisou que não tolerará que ninguém se apodere dos meios de vida dos cidadãos, nem dos recursos do país.
Desde janeiro, a Frente al Nusra combate com outras facções no norte da Síria a organização radical Estado Islâmico (EI), que declarou em junho um califado muçulmano nos territórios sírio e iraquiano.
O líder da Al Qaeda, o egípcio Ayman al-Zawahiri, designou a Frente al Nusra como a filial de seu grupo na Síria e ordenou que o EI limitasse suas atividades ao Iraque, o que foi desobedecido pela organização. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.