Finlândia vê De Guindos e Dijsselbloem como ótimos candidatos ao Eurogrupo

  • Por Agencia EFE
  • 13/07/2015 14h25

Bruxelas, 13 jul (EFE).- O ministro finlandês de Finanças, Alexander Stubb, considera que tanto Luis de Guindos como Jeroen Dijseelbloem são “excelentes” candidatos à Presidência do Eurogrupo pelo profissionalismo e experiência.

Embora não tenha revelado quem é seu candidato favorito para ocupar o cargo antes de participar da reunião do Eurogrupo, o finlandês insistiu que a Europa e o euro ganham com quem quer que seja eleito como presidente.

O Eurogrupo deve escolher hoje seu presidente durante os próximos dois anos e meio, cargo ao qual aspiram o atual presidente, o holandês Dijsselbloem, e o ministro espanhol de Economia, De Guindos.

A votação faz parte da agenda da terceira reunião que é realizada entre os ministros de Economia e Finanças da zona do euro desde no sábado, um encontro que voltará a se centrar na Grécia, depois que houve um início de acordo para o terceiro resgate.

Sobre este assunto, o ministro finlandês de Finanças lembrou que, antes de iniciar a negociação com os parceiros e credores, o parlamento grego tem que aprovar as reformas exigidas. EFE

finz/ff