FMI diz que recuperação da economia global ainda é lenta e frágil

  • Por Agencia EFE
  • 10/04/2014 12h04

Washington, 10 abr (EFE).- A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, celebrou nesta quinta-feira o fato da economia mundial estar saindo do poço após anos de crise, embora tenha ressaltado que essa recuperação ainda é “frágil e lenta”.

“Poderia ser melhor”, disse a responsável do FMI em entrevista coletiva ao falar sobre a atual situação econômica global. “Necessitamos ações valentes, um crescimento mais rápido, forte e sustentável”, completou Lagarde, que ressaltou que ainda existem 200 milhões de pessoas desempregadas no mundo.

A titular do FMI adiantou que o debate sobre o crescimento é o tema principal da reunião conjunta de meio de ano entre o organismo e o Banco Mundial (BM), que está sendo realizada nesta semana em Washington.

Além de abordar a atual situação da economia global, Lagarde demonstrou sua preocupação pelas baixas taxas de inflação nos países avançados.

“Estamos preocupados. Uma inflação prolongada danificaria tanto o crescimento como o mercado de trabalho”, apontou a diretora-gerente do FMI, que apontou que a situação é especialmente preocupante na Europa.

Neste aspecto, ela celebrou a vontade do Banco Central Europeu (BCE) de adotar “medidas não convencionais” em política monetária para dissipar o risco da deflação na Europa.

Ao falar sobre possíveis soluções, Lagarde afirmou que, para superar os atuais desafios globais, é preciso “cooperação” internacional, apontando o FMI como organismo “ideal” para essa cooperação. EFE

tb/fk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.