FMI está pronto para ajudar Grécia se for solicitado

  • Por Agência Brasil
  • 06/07/2015 12h51
MHR18. WASHINGTON (EEUU), 23/06/2011.- La ministra francesa de Finanzas, Christine Lagarde, atiende a los medios en la sede del Fondo Monetario Internacional (FMI), en Washington, EEUU, el 23 de junio de 2011. El secretario del Tesoro de EE.UU, Timothy Geithner, calificó a Lagarde de "candidata excepcionalmente dotada" para dirigir el Fondo Monetario Internacional (FMI). EFE/Michael Reynolds Foto: MICHAEL REYNOLDS/Agência EFE Francesa Christine Lagarde é eleita diretora-gerente do FMI

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse nesta segunda-feira (6) que está acompanhando de perto a situação na Grécia. Segundo ela, o FMI está pronto para ajudar o país se for solicitado.

No domingo, 61,34% dos gregos que participaram do referendo rejeitaram as propostas dos credores internacionais – instituições europeias e do Fundo Monetário Internacional. Após o resultado, foi agendada para amanhã (7) uma reunião de cúpula extraordinária da Zona do Euro. Posteriormente, haverá uma reunião do Eurogrupo.

“O FMI tomou nota do referendo que ocorreu ontem [dia 5] na Grécia. Estamos monitorando a situação de perto e estamos prontos para ajudar a Grécia se assim for pedido”, disse, por meio de nota, a diretora do FMI.

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, pediu demissão, depois de o não ter vencido no referendo nacional. Ele disse que após serem anunciados os resultados do referendo, foi informado de certa preferência de alguns participantes do Eurogrupo, e de vários parceiros, pela sua ausência nas reuniões.

“Uma ideia que o primeiro-ministro considerou ser potencialmente útil para que se conseguisse chegar a um acordo. Por esse motivo, deixo o Ministério das Finanças hoje”, disse Varoufakis, em seu blog, depois de ter feito o anúncio em sua conta no Twitter.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.