Forças curdas retomam controle de cidade próxima a Kobani

  • Por Agencia EFE
  • 27/01/2015 11h10

Beirute, 27 jan (EFE).- As forças curdas conseguiram recuperar nesta terça-feira o controle da cidade de Helinch, antes dominada pelo grupo jihadista do Estado Islâmico, na periferia do enclave curdo-sírio de Kobani, próximo à fronteira da Turquia.

Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG) e milícias curdo-sírias conseguiram expulsar os radicais do local, que fica três quilômetros ao sudeste de Kobani, informou à Agência Efe o diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos, Rami Abderrahman.

A cidade é considerada como um ponto estratégico para os extremistas, já que por ela passa uma de suas linhas de abastecimento das tropas.

Por outro lado, seguem os combates no sudeste e no sudoeste de Kobani, depois de os soldados curdos terem assumido ontem o controle total da cidade, localizada no norte da província de Aleppo.

O ativista Mustafa Bali, que está em Kobani, disse à Efe que os enfrentamentos estão intensos no distrito de Kani Kurdan, no leste, e na periferia sudoeste.

Os radicais iniciaram uma ofensiva para controlar Kobani em 16 de setembro do ano passado. Desde então, a cidade se transformou em um símbolo da resistência curda. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.