Forças curdas tomam cidade próxima ao principal reduto do EI na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 23/06/2015 10h24

Beirute, 23 jun (EFE).- As forças curdo sírias tomaram nesta terça-feira o controle da cidade de Ain Aisa, a menos de 50 quilômetros da cidade de Al Raqqah, principal reduto do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na Síria, disse à Agência Efe um comandante das Unidades de Proteção do Povo, Ridor Khalil.

O oficial curdo sírio explicou por telefone que seus milicianos arrebataram do EI o controle de Ain Aisa, que está no meio do caminho das regiões da “Al Jazeera” e Kobani, dois dos principais enclaves curdos do país árabe.

Nos últimos dias, o avanço das Unidades de Proteção do Povo, ajudadas por rebeldes de outras facções e da coalizão internacional, liderada pelos EUA, foi forte pela província de Al Raqqah, sob controle do EI.

Khalil precisou que a tomada de Ain Aisa por parte de suas forças foi rápida, após a queda ontem à noite em suas mãos da base da antiga brigada 93 do Exército sírio, em poder do EI e nos arredores desta população.

Ain Aisa está na primeira linha de defesa da cidade de Al Raqqah, capital da província homônima.

Há uma semana, as Unidades de Proteção do Povo arrebataram dos jihadistas a cidade de Tel Abiad, na fronteira com a Turquia e por onde passava uma das principais vias de provisões dos radicais em Al Raqqah.

O EI proclamou há quase um ano um califado na Síria e Iraque, onde tomou amplas zonas do território. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.