França conduz ataques aéreos na Síria e no Iraque contra Estado Islâmico

  • Por Estadão Conteúdo
  • 18/07/2016 12h29
EFE França

A França conduziu ataques aéreos contra alvos do grupo extremista Estado Islâmico, durante o final de semana, afirmou, esta segunda-feira (18), o ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian.

Os ataques acontecem após o atentado terrorista de Nice, na semana passada, que foi reivindicado pelo grupo. O presidente François Hollande está sobre crescente pressão em solo gaulês, sendo acusado de não fazer o bastante para prevenir o último dos massacres, que deixou 84 mortos durante as comemorações do Dia da Bastilha.

Ainda não foram encontradas ligações entre o franco-tunisiano Mohamed Lahouaiej Bouhlel e os jihadistas, mas o grupo extremista sunita faz costumeiramente apelos para que seus seguidores ataquem a França e outros países envolvidos na coalizão militar que tenta destruí-lo.

“Nossas forças continuarão a atacar… e ajudar a coalizão que vai erradicar definitivamente o câncer que é o Daesh”, disse Le Drian, utilizando um dos acrônimos utilizados para a organização terrorista.

O governo de Paris planeja trazer 9 mil policiais militares de reserva à ativa para ajudar a proteger atrações turísticas como praias, festivais de música e eventos de esporte durante este verão europeu, anunciou, também nesta segunda, o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, “estamos respondendo com a mobilização de todas as nossas forças, cujos números estão aumentando”, disse. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.