França desbloqueia mais 20 milhões euros para a luta contra ebola
Paris, 28 out (EFE).- O presidente da França, François Hollande, aprovou nesta terça-feira o desbloqueio de forma “imediata” de 20 milhões de euros para a luta contra a epidemia de ebola, o que eleva a quantia total já desembolsada pelo país a 95 milhões.
Até o momento, segundo informaram à Agência Efe fontes da presidência, o país tinha autorizado a entrega de 40 milhões de euros em ajuda bilateral, principalmente para Guiné, e de outros 35 milhões em financiamento multilateral junto com outros países.
Os 20 milhões previstos hoje, que se somam a esses 75 milhões, fazem parte de uma nova ajuda de 100 milhões anunciada na semana passada por Hollande, da qual o montante restante será entregue “em função das necessidades que se identifiquem”.
O anúncio aconteceu após uma reunião do presidente com o coordenador interministerial contra essa doença, Jean-François Delfraissy, na qual se lançou o plano global de luta do governo contra o ebola tanto na França como na África Ocidental.
Esse projeto inclui a abertura em meados de novembro de um centro em Guiné administrado pela Cruz Vermelha francesa, com capacidade para 200 leitos.
A Organização Mundial da Saúde confirmou neste sábado que os casos de ebola já superaram os 10 mil em oito países afetados, nos quais 4.922 pessoas morreram. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.