França envia 20 toneladas de ajuda humanitária ao Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 13/08/2014 07h23

Paris, 13 ago (EFE).- O Ministério de Exteriores da França informou nesta quarta-feira que enviou uma segunda carga de 20 toneladas de ajuda humanitária para Erbil, a capital da região autônoma do Curdistão iraquiano.

A carga, composta principalmente por remédios, barracas e material para o tratamento e a distribuição de água, deve chegar hoje ainda à região, indicou o Ministério.

Cerca de 50 mil pessoas serão beneficiadas pela ajuda, que foi anunciada ontem pelo ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, que também antecipou que nos próximos dias outras operações de ajuda à população local serão realizadas.

A França já tinha mandado para Erbil uma primeira carga de 12 toneladas de ajuda humanitária para os civis refugiados no norte do Iraque, e insistido que se estabeleça um “ponte aérea de ajuda humanitária da Europa” com a área.

Em reunião extraordinária convocada pela chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton, os embaixadores concordaram ontem em analisar o pedido de armas pelos curdos para combaterem os jihadistas do Estado Islâmico (EI) no Iraque, e defenderam o aumento da ajuda humanitária. EFE