Francisco afasta Dom Odilo e outros cardeais de comissão do banco do Vaticano

  • Por Agencia EFE
  • 15/01/2014 17h05

Cidade do Vaticano, 15 jan (EFE).- O papa Francisco substituiu parte da comissão de cardeais criada por seu antecessor, Bento XVI, para supervisionar o Instituto de Obras da Religião (IOR), o banco do Vaticano, e entre os afastados está o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer.

O escritório de imprensa do Vaticano informou nesta quarta-feira a decisão do papa de renovar esta comissão, apesar de Francisco ter nomeado em junho uma comissão especial para estudar a reforma do banco do Vaticano.

Bento XVI, em fevereiro de 2013, tinha renovado a comissão por um quinquênio, mas hoje Francisco introduziu mudanças entre seus membros, com exceção do presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso, Jean-Louis Tauran, que seguirá fazendo parte deste organismo.

Além de Scherer, foram afastados o indiano Telesphore Toppo e os italianos Domenico Calcagno e Tarcisio Bertone, ex-secretário de Estado do Vaticano que foi muito criticado por sua gestão da Cúria Romana.

Os novos membros serão o novo secretário de Estado do Vaticano, o italiano Pietro Parolin, o austríaco Chrstoph Schönborn, o canadense Thomas Christopher Collins e o espanhol Santos Abril y Castelló

A comissão, explica o IOR em seu site, reúne-se um mínimo de duas vezes ao ano para examinar as contas, que são auditadas externamente aplicando os padrões internacionais de contabilidade.

Entre suas funções está a de examinar relatórios sobre processos de negócios importantes e a estratégia apresentada pelo presidente do Conselho de Superintendência.

Além disso, supervisiona a adesão às normas estatutárias e nomeia os membros do Conselho de Superintendência. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.