Furacão Carlos avança no litoral pacífico do México
Cidade do México, 15 jun (EFE).- O furacão Carlos, de categoria 1 na escala Saffir-Simpson de cinco níveis, se desloca paralelo ao litoral do Pacífico central do México e suas nuvens alcançam os estados de Guerrero, Michoacán e Colima, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do país.
O SMN informou que Carlos está a 125 quilômetros ao sul de Punta San Telmo, Michoacán; a 165 quilômetros a oeste-sudoeste de Lázaro Cárdenas, no mesmo estado; e 215 quilômetros a sul-sudeste de Manzanillo, em Colima.
A instituição mantém uma zona de vigilância por efeitos do furacão desde Punta San Telmo, Michoacán, até Playa Perula, Jalisco, e uma área de prevenção por efeitos de tempestade tropical desde Punta San Telmo até Cabo Corrientes (Jalisco).
O fenômeno se desloca em direção oeste-noroeste a 9 km/h, enquanto desenvolve ventos sustentados de 120 km/h e sequências de 150 km/h.
Antes do Carlos se formaram no Pacífico os ciclones Andrés e Blanca, que evoluíram até se transformar em furacões de categoria 4. EFE
msc/ma
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.