General egípcio será candidato presidencial, diz Putin

  • Por Agencia EFE
  • 13/02/2014 10h02

Moscou, 13 fev (EFE).- O chefe do Exército e ministro da Defesa do Egito, Abdel Fatah al Sisi, será candidato nas próximas eleições presidenciais no país árabe, disse nesta quinta-feira o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

“Sei que o senhor tomou a decisão de postular à Presidência do Egito. É um passo muito importante: assumir a missão (de ser responsável) pelo destino do povo egípcio”, declarou o chefe do Kremlin durante uma reunião com Sisi, a quem lhe desejou sorte no pleito, segundo as agências russas.

“Da estabilidade no Egito depende, em grande parte, a estabilidade de todo Oriente Médio. Tenho certeza que conseguirá, com sua experiência, mobilizar seus partidários e estabelecer vínculos com todos os segmentos da sociedade egípcia”, acrescentou.

Rússia e Egito firmaram um acordo hoje para impulsionar sua cooperação militar durante as negociações nas quais participaram os ministros das Relações Exteriores e de Defesa de ambos os países.

Na última semana, o porta-voz do Exército egípcio, Ahmed Ali, afirmou que os relatórios sobre a decisão do titular da Defesa egípcio de postular à Presidência “são simples interpretações jornalísticas e não declarações diretas do general (Sisi)”.

De acordo com Ali, “a decisão da candidatura do general é uma decisão pessoal que será definida por ele mesmo perante o povo egípcio com expressões claras e diretas, sem que gerem dúvidas ou interpretações”.

Em um primeiro momento, Sisi se mostrou remisso a se candidatar à Presidência, mas, posteriormente, esta postura foi variando até ele declarar que anunciaria sua candidatura se o povo pedisse e se o Exército autorizasse, algo que acabou se concretizando no último dia 30 de janeiro.

Tendo em vista seu apoio popular e à campanha a seu favor nos meios de comunicação, tudo leva a crer que o general egípcio sairá vitorioso das eleições presidenciais caso oficialize sua candidatura. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.