Google responde em português e voz feminina em atualização de aplicativo

  • Por Jovem Pan
  • 13/05/2014 16h28
EFE/Andrew Gombert Logo do Google estilizado em oficina de Nova Iorque

Atualização do aplicativo de pesquisa do Google para smartphones e tablets que responde em forma de voz a perguntas faladas pelo usuário chegou à língua portuguesa.

A voz feminina que “conversa” com a pessoa é mesma voz do GPS utilizado pelo sistema Android. A novidade permite saber ao pé do ouvido (se a pessoa usa fone) os nomes de atores de um filme, a situação do trânsito no momento e coisas mais banais e cotidianas, como a temperatura do dia. (O repórter JP Carlos Aros testou: ouça a demonstração no áudio acima).

“A temperatura máxima prevista para hoje em São Paulo é de 24º; a mínima é de 12º”, responde o aplicativo do Google à pergunta: “Hoje vai fazer frio?”

Nesta versão do Google Chrome disponível tanto para IOS e também Android você pode pedir para programar o alarme despertador e perguntar resultados de jogos de futebol, por exemplo.

Ressalta-se, porém, que é necessária uma conexão de internet bastante estável para essa resposta acontecer. Para efetivar a interação máquina/voz de maneira rápida, é realizado um grande processo em centésimos de segundos. A voz do usuário é processada em um banco de dados com bilhões de combinações, bilhões de palavras. A fala é convertida para texto, enviada ao navegador (o sistema do Google), que vai compreender isso, encontrar o resultado da busca e devolvê-lo em texto. Finalmente, o computador vai processar a informação, transformá-la em palavras e devolver em forma de voz ao usuário. Ufa!

No filme “Ela” (“Her”, Sony, 2014), Theodore Twombly tem um relacionamento com programa de seu celular, que desenvolve inteligência e personalidade (Imagem: Divulgação)

É não é apenas o buscador em smartphones que apresenta a novidade. No desktop (computador físico, PC), na barra de busca à direita, há um teclado e o símbolo de um microfone, que habilita e permite a pesquisa por voz.

De olho no futuro

A novidade vem a calhar com produtos que a empresa Google está lançando. Ela antecipa o que vai acontecer quando o Google Glass, os óculos interativos do Google, estiver nas mãos, ou no rosto, de muitos usuários – já que, obviamente, os óculos não possuem teclados.

O Google Now é parente de outros dispositivos similares de outras companhias, como a SIRI e a Cortana, do Windows Phone, que estará disponível na próxima atualização do sistema de celulares, de número 8.1.

(Foto: Divulgação/ Google)

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.