Governo deve anunciar aumento na quantidade de biocombustível na mistura do diesel
O governo federal deve anunciar hoje aumento na quantidade do biocombustível na mistura do óleo diesel. A porcentagem do biodiesel na composição deve passar de 5% para 6% a partir de julho e depois para 7% em novembro.
A produção e o desempenho do biodiesel foram discutidos por especialistas do setor e parlamentares num seminário realizado nesta terça, na Câmara. O deputado federal Márcio Macedo, do PT de Sergipe, membro da Comissão de Meio Ambiente, disse que o aumento na mistura não deve afetar a inflação.
*Ouça os detalhes no áudio
A medida a ser anunciada vai fazer com que haja menos necessidade de importação de óleo diesel num momento em que a Petrobras tem dificuldades. Para o presidente do conselho superior da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene, Juan Diego Ferrés, o biodiesel brasileiro é opção mais vantajosa.
O biodiesel reduz a poluição do ar em até 70% e dá um destino para a reciclagem de materiais, entre eles, o sebo bovino e o óleo de fritura. Entidades do setor defendem maior rapidez no aumento da mistura, para que ela chegue até em 20% nas regiões metropolitanas.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.