Governo mexicano declara alerta vermelho devido à tempestade “Dolly”

  • Por Agencia EFE
  • 03/09/2014 00h05

Cidade do México, 2 set (EFE).- O Sistema Nacional de Defesa Civil (Sinaproc) do México declarou alerta vermelho para as regiões centro-oriente do estado de Tamaulipas e norte de Veracruz, no Golfo do México, perante o iminente impacto da tempestade tropical “Dolly”, cujo centro se espera chegue em terra esta noite, informou a Secretaria de Governo (Interior).

O alerta vermelho implica o resguardo total da população e autoridades, e a sessão permanente dos conselhos estaduais e municipais de proteção civil, assim como das instâncias de coordenação e comunicação.

O Sinaproc recomendou à população em geral manter-se informada sobre as as condições meteorológicas em seus locais de residência, ter presente seu plano familiar de proteção civil e atender as recomendações do Sinaproc.

Para a navegação marítima foi aconselhado tomar precauções em imediações do sistema e atender as indicações de capitanias de porto, da Secretária de Marinha e das autoridades de proteção civil, e para a navegação aérea tomar precauções e seguir as instruções das autoridades correspondentes.

O olho da tempestade está a 65 quilômetros ao leste-sudeste de Tampico, Tamaulipas, e a 50 quilômetros ao norte de Cabo Vermelho, Veracruz.

“De acordo com a previsão, se prevê que seu centro impacte terra nas próximas horas ao sul de Tamaulipas, e norte de Veracruz”, assinalou o SMN.

Por ora, o governo de Tamaulipas já preparou diversas medidas perante a iminente chegada de “Dolly”, entre elas a suspensão das aulas a partir de amanhã nos municípios mais ameaçados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.