Governo Obama pede que Europa evite ruína na Grécia

  • Por Reuters
  • 08/07/2015 15h48
People sit under a Greek national flag atop the Acropolis hill archaeological site in Athens, Greece June 22, 2015. Tourists exploring the antique sites of Athens on Monday said they weren't sufficiently worried about Greece's debt crisis to stock up on extra money, despite warnings by some travel groups that bank dispensing machines could shut. But the bumpy bus rides past near-daily street protests were a reminder that they were visiting a country in trouble. REUTERS/Alkis Konstantinidis Reuters Grécia bandeira

O governo do presidente dos EUA, Barack Obama, alertou a Europa nesta quarta-feira que permitir que aconteça uma ruína econômica e financeira na Grécia seria um erro geopolítico.

O Secretário do Tesouro norte-americano, Jack Lew, disse que tem feito contato constante com autoridades europeias em relação à crise da dívida grega, que ameaça levar Atenas a sair da zona do euro e aumentar as dificuldades para o povo grego.

“Há muitos (elementos) desconhecidos se isso chegar a um lugar que arruíne completamente a Grécia”, disse Lew. “Acredito que o desconhecido é um risco à economia da Europa e do mundo … acredito que geopoliticamente é um erro.”

Lew, falando em evento sobre estabilidade financeira dos EUA, disse também que o país está mantendo um olhar próximo à venda generalizada no mercado acionário da China, e que espera que a turbulência no mercado não atrase a agenda de reforma econômica da China.

Ele disse que o incidente levanta questões sobre quão rapidamente a economia chinesa crescerá no longo prazo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.