Grécia tem até meia noite de quinta (08) para apresentar propostas de reformas

  • Por Agencia Brasil
  • 08/07/2015 12h51
Freeimages Pé de meia

O Governo grego tem prazo limite até meia-noite desta quarta-feira (9) em Bruxelas para apresentar as propostas detalhadas de reformas, disse nesta quarta (8) a Comissão Europeia, que reiterou que domingo (12) será mesmo o dia decisivo.

“O prazo limite para submeter propostas está claramente fixado para meia-noite de quinta-feira, de forma que possam começar a ser avaliadas pelas três instituições [Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional] na sexta-feira de manhã”, indicou uma porta-voz da comissão, Mina Andreeva.

Ela lembrou que o calendário de procedimento já está em marcha e que o primeiro passo foi o governo grego formalizar um pedido de ajuda junto ao Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) – o terceiro resgate, o que ocorreu na manhã de hoje, tal como previsto.

“Depois, precisamos receber um pedido do MEE para conduzir uma análise da sustentabilidade da dívida e avaliar as necessidades financeiras e, em paralelo, precisamos receber as propostas de reformas” que o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, se comprometeu, na cúpula do euro realizada na terça-feira, a apresentar no prazo de dois dias.

“A data limite foi estabelecida até quinta-feira à meia-noite e só então serão analisadas pelas três instituições, que terão que submeter as suas análises ao Eurogrupo, que prepara a cimeira do euro prevista para domingo, que vai decidir se temos as bases para discutir um novo programa”, concluiu.

Hoje, num debate no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, Tsipras garantiu que vai apresentar na quinta-feira propostas “concretas” e “credíveis”.

Caso não seja alcançado um acordo no domingo, a Europa partirá então para o chamado “Grexit”, a saída da Grécia da zona euro, como já admitiram publicamente vários líderes europeus. O presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, disse na terça-feira que Bruxelas já tem “um plano detalhado” para esse cenário.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.