Grupo de Bruxelas retoma negociações com a Grécia na terça-feira

  • Por Agencia EFE
  • 25/05/2015 12h22
  • BlueSky

Bruxelas, 25 mai (EFE).- O denominado Grupo de Bruxelas, formado pelas instituições credoras, e a Grécia retomarão na terça-feira as negociações para tentar alcançar um acordo sobre uma lista completa de reformas que Atenas deve implementar, após intensos dias de trabalho inclusive durante parte do fim de semana.

O Grupo de Bruxelas, a “antiga” troika, é formado por especialistas da Comissão Europeia (CE), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE).

O Grupo de Bruxelas se reuniu durante todo o sábado e agora os “contatos continuam para preparar a próxima reunião de amanhã”, assinalaram à Agência Efe fontes da União Europeia (UE), que não deram detalhes sobre os progressos feitos durante os últimos dias.

O porta-voz do governo grego, Gavriil Sakellaridis, assegurou hoje de novo que o acordo com seus parceiros está muito perto e poderia ser alcançado antes do final do mês ou no começo de junho, apesar de tanto a CE como o FMI e líderes da zona do euro recalcarem na sexta-feira que ainda resta muito trabalho pela frente.

“Não sei se é um tema de horas, mas o objetivo do governo é um acordo beneficente para todos o mais rápido possível”, afirmou Sakellaridis na entrevista coletiva.

Este pacto depende de que o Executivo de Alexis Tsipras e as instituições aproximem posições nos temas mais espinhosos, a reforma do IVA, os superávit primários e em matéria laboral e de salários e pensões

Sakellaridis assegurou que o pagamento de salários e pensões no final de mês “não é questionável”.

Com relação aos pagamentos em junho, quando a Grécia deve fazer frente às devoluções de um total de 1,6 bilhões de euros ao FMI, Sakellaridis recalcou que o governo “quer ser pontual” com suas obrigações, tanto nas domésticas como nas exteriores, “levando em conta os problemas de liquidez que existem”.

“Na medida em que estejamos em condições de pagar, pagaremos”, recalcou. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.