Haddad dará bônus para compartilhamento de veículos

  • Por Estadão Conteúdo
  • 15/06/2016 08h48
Leon Rodrigues/Secom Prefeito Fernando Haddad

Resolução publicada, nesta terça-feira(14), pela Prefeitura para viagens feitas em aplicativos de transporte, como o Uber e o Cabify, liberou um “bônus” para incentivar o compartilhamento de um mesmo carro por passageiros diferentes. Cada quilômetro percorrido em viagens assim vai descontar 1 km do limite que as empresas têm para operar, ou seja, se a viagem é feita por passageiro em uma viagem comum, por exemplo, a cada quilômetro percorrido é descartado 1 km do limite de quilometragem estabelecido pela Prefeitura. Mas, se a viagem é feita pelo sistema de compartilhamento (quando um passageiro aceita dividir o carro com um desconhecido, que fará trajeto parecido), o quilômetro percorrido, na verdade, equivale a “- 1 km” da cota da empresa. Se há duas pessoas no carro, menos 2, e assim sucessivamente em aumento progressivo de “cabeças” no vepículo até o limite de quatro pessoas no mesmo carro.

A medida serve para estimular o compartilhamento de carros, tal qual ocorre no serviço UberPOOL. A regra, segundo a resolução do recém-criado Comitê Municipal do Uso do Viário (CMUV), estabelece, entretanto, que as companhias terão de pagar outorga à Prefeitura mesmo por esses quilômetros negativos. O projeto é que cada km de viagem custe R$ 0,10 às empresas.

Os limites de quilometragem são a forma que a Prefeitura definiu para tentar equilibrar o uso do viário. Inicialmente, as prestadoras de serviço poderão rodar 27 milhões de quilômetros por mês, o equivalente ao que rodam 5 mil táxis.

Se o comitê perceber que a medida está provocando saturação do viário, ou seja, se o trânsito da cidade piorar, a ideia é que esse limite seja reduzido. Por outro lado, se mostrar que há redução do trânsito, como acreditam técnicos da Prefeitura e representantes das empresas por causa do compartilhamento de viagens, o teto de quilômetros poderá aumentar. Outra medida é reduzir ou aumentar o valor da distância percorrida.

Carentes

A Prefeitura deve determinar também benefícios para aumentar a circulação desses veículos em regiões, bairros e distritos mais carentes de transporte público.

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