I GUERRA MUNDIAL

  • Por Agencia EFE
  • 27/07/2014 11h42
  • BlueSky

Em função do 100º aniversário do início da I Guerra Mundial, que será completado nesta segunda-feira, a Agência Efe envia hoje uma série especial de matérias com os seguintes conteúdos:.

None

RÚSSIA – Moscou – A I Guerra Mundial significou a derrocada do já debilitado império autocrático russo, que caiu antes mesmo do término do conflito, vítima de duas revoluções que levaram à implantação do comunismo.

None

ALEMANHA – Berlim – A derrota da Alemanha na I Guerra Mundial foi vista por parte do exército e de grupos políticos de direita como uma traição das elites democráticas, o que criou um ambiente de revanchismo decisivo para o nascimento do nazismo.

None

R. UNIDO – Londres – A I Guerra Mundial (1914-1918), um dos conflitos mais sangrentos da história, foi o motor de mudanças sociais no Reino Unido, com um maior protagonismo da mulher, destacou à Agência Efe o professor David Stevenson.

None

FRANÇA – Paris – As novas tecnologias incorporadas pelos exércitos e o alistamento de milhões de soldados deram uma dimensão mortal e destrutiva inédita à Primeira Guerra Mundial, como ficou visível no norte da França, palco de algumas das batalhas mais lendárias.

None

IMPÉRIOS – Istambul – Quando o imperador austro-húngaro Francisco José leu a declaração de guerra contra a Sérvia, em 28 de julho de 1914, ninguém imaginava que o conflito duraria quatro anos, e menos ainda que acabaria com quatro impérios europeus, mudando a história do Velho Continente, do Oriente e da geopolítica mundial. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.