Igreja Ortodoxa Russa celebra Festa da Epifania em águas geladas

  • Por Agencia EFE
  • 19/01/2015 13h28

Moscou, 19 jan (EFE).- Milhares de cristãos ortodoxos russos mergulharam nas últimas horas em buracos abertos em rios e lagos congelados para celebrar o Batismo ou Epifania do Senhor, uma das festas religiosas mais importantes da Rússia.

As temperaturas de 12 graus negativos não impediram os fiéis de entrar nas águas geladas abençoadas para esta ocasião pelos religiosos com a ideia de que o ritual ajudará a fortalecer o espírito e a saúde dos que pratiquem essa celebração cada vez mais popular.

Os ortodoxos acreditam que neste dia todas as águas adquirem propriedades curativas, enquanto as dos rios gelados, além disso, ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, derrames e problemas imunológicos.

Como já é tradicional, a maioria das fontes batismais foram equipadas com vestiários e um espaço com calefação, para as pessoas entrarem em um ambiente quente depois do ritual. No entanto, durante o dia, apenas em Moscou 17 pessoas precisaram de atendimento médico depois do banho, sendo que cinco foram hospitalizadas, segundo os dados do Ministério da Saúde russo.

Estima-se que milhões de russos foram ou irão aos templos e igrejas para coletar em garrafas a água abençoada, no dia em que se lembra do batismo de Jesus por São João Batista no Rio Jordão. EFE

vm-vh/cdr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.